sexta-feira, 24 de abril de 2009

Windows 7 - A Evolução Retrógrada

Muitos olham para o Windows 7 como sendo o melhor sistema operativo alguma vez lançado pela Microsoft. Não ponho isso em causa, é bem provável que seja verdade. Depois de falhanços como o Windows ME, e versões apressadas como o Windows Vista, seria de esperar que a MS se esmerasse - ainda para mais numa altura em que a concorrência começa a conseguir chegar às massas; e falo da Apple com o seu OS X, e também dos Linux e seus derivados, dos quais o Ubuntu se tem conseguido destacar e popularizar.

O que acho ser incompreensível é o facto de ver a Microsoft a insistir numa segmentação de mercado, dividindo o seu sistema operativo em inúmeras edições; coisa que depois das tentativas de separar o XP em Home e Pro, e o Vista em ainda mais categorias; se esperaria que acabasse de vez!


Mas, desta vez a Microsoft foi ainda mais longe, e impôs limitações nas versões base do Windows 7 que - espero eu - sirvam para fazer com que as pessoas abram os olhos e optem por alternativas bem mais sensatas que até podem ser gratuitas.

Falo obviamente da limitação ao número de programas que podem executar simultâneamente!



Onde já se imaginou, em pleno século XXI, uma companhia impôr tal restrição ridícula?

No Windows 7 Starter Edition, só poderão ter três programas a correr ao mesmo tempo - com algumas excepções que apenas servem para baralhar ainda mais a coisa: as janelas do explorer não contam, nem os anti-vírus, nem "alguns" utilitários, nem... sabe-se lá o quê. O que se sabe é que provavelmente irão levar com este aviso na pior altura possível, quando estiverem a precisar de todos os três programas que têm abertos, e a precisar de abrir um outro para fazer algo que não pode esperar.

... Parece que, por mais que algumas pessoas ainda se esforcem em tentar dar um "desconto" à MS, esta está empenhada em nos empurrar para outras paragens. Talvez eles não se lembrem que, a partir do momento em que qualquer outro OS comece a ganhar quota de mercado relevante... não haverá volta a dar.
(Ainda estou para ver o dia em que a MS vai querer oferecer os seus sistemas operativos de graça - e depois ficar admirada por, mesmo assim, ninguém os querer.)

Fonte: Aberto Até de Madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos

Todos os direitos reservados a Amadorjp Informática. - Todos os conteúdos obtidos de outras fontes serão mencionados nos respectivos posts.

Seguidores