quarta-feira, 18 de março de 2009

Tutorial - Bloqueando acesso a programas no Windows XP

Veja como bloquear o acesso a um determinado programa, utilizando algumas opções do Windows XP. Não será necessário nenhuma instalação de programas pois o próprio Windows XP traz esta opção nativamente. O único requisito é o uso de partição NTFS.

Clique em Iniciar > Painel de controle > Ferramentas administrativas > Política de segurança local:


Surgirá esta tela:


Agora clique na pasta Politicas de restrição de software:


Veja que o sistema reconhece que não possui nenhuma restrição de software. Agora clique em Acção > Todas as tarefas > Criar novas Políticas:


Surgirá esta tela:


Agora, dê um duplo-clique sobre a pasta Regras Adicionais:


Clique em Nova regra de caminho, como na tela acima:


Agora devermos indicar qual o programa que será bloqueado para acesso. Clique em Pesquisar..:


Procure o aplicativo que será bloqueado. No nosso caso, bloquearemos o acesso ao programa Limpeza de disco, que está na pasta C:\Windows\system32 com o nome de cleanmgr.exe. Clique em OK após seleccionar seu aplicativo:


Em Nível de Segurança, defina o nível de segurança ou quem poderá obter acesso ao programa. De acordo com a pasta Níveis de segurança, como na tela abaixo, temos:


Não permitido: qualquer usuário não terá acesso ao programa (mesmo administradores), implementando segurança máxima.
Irrestrito: você poderá definir quais usuários não terão acesso ao programa.

Escolha o mais adequado para você. Se quer que o aplicativo seja totalmente bloqueado, marque Não permitido. Ainda nesta tela:


Em Descrição coloque uma breve descrição do porque será bloqueado o programa, ou qual o programa será bloqueado. Após seleccionar as opções de sua preferência, clique em Aplicar e logo em seguida clique em OK. Reinicie o sistema para que as mudanças surjam efeitos. Ao tentar executar um aplicativo bloqueado, aparecerá a seguinte mensagem:


Pronto! Agora já podes restringir acesso aos programas também!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos

Todos os direitos reservados a Amadorjp Informática. - Todos os conteúdos obtidos de outras fontes serão mencionados nos respectivos posts.

Seguidores