terça-feira, 12 de maio de 2009

Windows vs Linux



Hoje vou contar uma odisseia que passei com um dos meus computadores...
Tudo começou com um computador que tinha um disco com problemas. Uns bad sectors que danificaram logo o arranque do windows.
Como tinha vários documentos importantes nesse PC, instalei o Ubuntu e retirei tudo o que tinha de importante para cd's. A partir daí, começa uma odisseia a que chamei Windows Mania...

Primeiro tentei instalar o Windows XP tal como tinha esse PC, mas dois CD's originais não deram, pois não possuíam drivers para discos SATA. Assim, e depois de já ter perdido mais de meia hora, resolvi instalar Windows Vista... Coloquei o CD e em cerca de 45 minutos tinha finalmente instalado o Vista. Depois começou a odisseia das instalações de tudo o que preciso num PC. Felizmente tenho sempre cd's com os aplicativos que considero essenciais num cd. Instalei o Anti virus (Nod32), leitores de PDF (FoxIt), Browser (Firefox), Office 2007, Leitores Multimédia (KMPlayer), etc... e quando reiniciei, o Windows havia retirado 40 actualizações! Ou seja... foi uma noite inteira a actualizar...
Depois de tudo isto, fui instalar os addons do Firefox e verifiquei que o Vista não andava... rastejava! Mais uns testes em algumas aplicações e o tempo de espera era demasiado grande. Resolvi retirar o Vista e voltar ao XP.

Procurei uma versão que havia feito à uns tempos e lá consegui instalar. Em cerca de 40 minutos tinha o PC instalado. Mais uma horinha a instalar tudo o resto e lá consegui que a máquina ficasse a funcionar.

Como adepto de Linux (já convertido!), quis também instalar Ubuntu 9.04 nesse PC. Assim coloquei o cd na drive e arranquei o PC. Seleccionei instalar, particionou-me o disco e instalou. Demorou 21 minutos já com o particionamento e formatação. Reiniciou e voilá... lá estava tudo instalado e a funcionar. Tinha som configurado, rede, office instalado, ferramentas de imagem, players multimédia, o Firefox instalado e tudo o que precisamos para trabalhar. Carreguei então para actualizar e em 2 minutos tudo ficou instalado.

Como podem ver, num mesmo PC, instalar um sistema operativo Windows e um Linux não é a mesma coisa... A vantagem de ter um Sistema Operativo prontinho a trabalhar assim que se instala é imensa. Outra coisa que constatei foi o espaço ocupado... o Windows, mesmo com ferramentas diferentes das mais utilizadas (FoxIt em vez de Adobe PDF Reader por exemplo) o Windows utilizava já 2,34GB de espaço enquanto que o Linux utilizava apenas 846 MB... é uma diferença enorme! Quanto a rapidez de inicio... o Ubuntu arruma o Windows (mesmo o Xp) com os anunciados e testados 25 segundos de arranque.

Posto isto, resta-me perguntar... para quê pagar por um sistema operativo lento, pesado e nada prático quando temos tudo isso gratis e mais estável.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Direitos

Todos os direitos reservados a Amadorjp Informática. - Todos os conteúdos obtidos de outras fontes serão mencionados nos respectivos posts.

Seguidores